O Laboratório de Bioinformática e Computação de Alto Desempenho foi fundado em maio de 2016 e tem como líderes os professores Regiane Kawasaki, Josivaldo Araújo e Vinicius Abreu. O LaBioCAD está vinculado à Faculdade de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará.
    Por ser uma área multidisciplinar, a Bioinformática demanda uma equipe formada por profissionais de diversas áreas. O grupo atuante no LaBioCAD é formado por pesquisadores biólogos, engenheiros e cientistas da computação, interessados em desenvolver métodos computacionais e estatísticos a serem aplicados na solução de problemas biológicos, ambientais e médicos. Atualmente, o laboratório é formado por vinte integrantes, sendo nove pesquisadores e onze estudantes de pós-graduação, graduação e iniciação científica.
    O laboratório atua no ensino de pessoal qualificado e desenvolvimento de projetos de pesquisa. As áreas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo contemplam desde a genômica, metagenômica à biologia de sistemas.